

Entenda o diálogo entre os espaços e os seus visitantes. Entre as lojas e os consumidores. Andar, afinal, é uma forma de falar. Tal como parar, desviar, socializar, reunir, abrandar ou acelerar o passo. Entenda os shoppers através da sua linguagem corporal nos espaços de retalho.
Uma sociedade envelhecida e um retalhista preocupado com a interação das suas lojas, de grande dimensão, com os clientes de idade mais avançada. Este cliente queria mais do que as respostas habituais, queria também uma abordagem diferenciada. Afinal, já sabia o que os clientes seniores pensavam sobre as suas lojas e possuía muitas respostas do âmbito ergonómico.
Como a Indiz considera que os convites dos espaços não são interpretados de forma consciente pelas pessoas, apostou na observação do comportamento dos shoppers e na compreensão das mensagens das lojas. Assim, em vez de perguntar aos clientes seniores as suas considerações sobre as lojas e os seus expositores, a Indiz observou as atividades sociais, o andar, o parar, o modo de observar, a escolha, a forma de arrumar as compras nos carrinhos, os desvios, e as hesitações, a forma de arrumar os talões e o cartão cliente e, por fim, o ensacar das compras.
Para compreender as motivações e as dificuldades dos clientes de idade mais avançada, foi feita observação em loja durante dezenas de horas. A Indiz observou várias lojas desta cadeia de retalho e contrastou a vivência dos mais velhos à dos jovens adultos. Tirou centenas de fotografias da vivência dos clientes dos dois grupos etários. No final, analisou os resultados para depois revelar as necessidades psicológicas da geração de idade mais avançada e dar recomendações para melhorar a visita destes clientes.
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