A Indiz

A Indiz analisa a cultura do consumidor, o contexto em seu redor.

Pense cultura. Porque o consumo é indissociável da cultura.

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A Indiz liga as marcas à cultura, ao contexto.

Desde 2003 que a Indiz trabalha com as marcas para desvendar os padrões culturais capazes de moldar as respostas dos consumidores.

A Indiz é uma empresa pioneira em Portugal. Analisa a cultura desde 2003. Foi a primeira em Portugal a aplicar técnicas de semiótica para compreender não só campanhas de publicidade, marcas, lojas e embalagens, como também publicações em redes sociais, jornais, sites, catálogos, spots de rádio, séries de televisão e até uniformes, montras e expositores.
A Indiz é uma empresa focada na interpretabilidade da comunicação, nas qualidades da mensagem que permitem a sua interpretação. Dá ênfase ao significado e a todas as regras, facilitando a interpretação das mensagens. É assim importante o que se diz e, sobretudo, a forma como se diz.
Nos diagnósticos, a Indiz desvenda as causas das interpretações dos consumidores e entende a estrutura das mensagens. Nos projetos de estratégia de comunicação, indica que temas devem ser explorados pela equipa criativa, que atributos devem ser incluídos e que narrativa deve estruturar a comunicação. É uma empresa especialista em persuasão, entende como convencer.

A Indiz dá primazia à comunicação transmitida e compreende como as mensagens das marcas influenciam os destinatários. E este, claro, é um ângulo pouco habitual. É uma perspetiva de profundidade que revela ligações entre elementos, aparentemente, díspares. Compreende a forma como é suposto pensar e o que é considerado normal. Entende os grupos sociais através dos seus padrões de linguagem. Lança inovações promovendo neologismos. E, por fim, compreende todas as gerações pelas influências que as rodeiam.

Os clientes atuam nos setores de telecomunicações, Bens de Grande Consumo (FMCG), banca, retalho alimentar, instituições de utilidade pública e administração central. Com a Indiz, estes clientes ganham insight cultural. Seja para repensarem a sua oferta, inovarem e mudarem a sua comunicação, ou para diagnosticarem um concorrente, entenderem as experiências dos seus clientes em loja e compreenderem as molduras culturais.

A abordagem cultural da Indiz atua nos âmbitos mais diversos. Desde o diagnóstico da cultura corporativa até à conceção de novas lojas. Do teste às propostas das agências de comunicação até ao redesenhar de uma nova oferta. Da conceção de um novo produto ao diagnóstico de um modo de atendimento. Da nomeação de uma nova marca às mensagens na arquitetura das lojas.

Com este insight cultural, os anunciantes evitam a convencionalidade da comunicação. Reúnem ideias que representam crescimento para as suas marcas e conseguem resultados muito positivos sobre a inteligibilidade da sua comunicação. Aprendem assim a ser originais, a endereçar a maioria e a ser mais persuasivos. Com isso, obtêm saliência no mercado e passam a comunicar de acordo com as mudanças culturais mais recentes. Os departamentos de marketing passam a receber criatividade não arbitrária e os departamentos de recursos humanos a aceder a ferramentas culturais para compreenderem a cultura corporativa da sua empresa.

Enquanto a generalidade das empresas de estudos de mercado dá ênfase às palavras dos consumidores, a Indiz entende várias linguagens. A verbal, claro, mas também a visual e a gestual, a linguagem dos bens, a da alimentação. E ainda a das bebidas, dos objetos, do vestuário, da arquitetura, da exposição e dos passos dos clientes nas lojas.

Enquanto os estudos mais convencionais colocam o consumidor no centro e tratam os desejos individuais como o cerne do marketing, a Indiz coloca a cultura no centro e debruça-se sobre os desejos sociais. Porque a cultura é a força que determina o comportamento dos consumidores, molda as escolhas, define as necessidades e dá forma aos desejos. É assim vital compreender o contexto que configura os consumidores.

Afinal, ninguém nasce consumidor. Os consumidores são seres sociais, que compreendem o mundo e partilham as suas crenças de acordo com a sua cultura. É o ambiente social que influencia as perceções e as escolhas. Por isso, é fundamental compreender o consumo como um fenómeno cultural.

Sónia Marques