Dar identidade pela voz de marca
Dar identidade pela voz de marca

Cultura corporativa, Diagnóstico, Experiência

Dar identidade pela voz de marca

Lance uma voz de marca com a Indiz. Tudo com base num diagnóstico profundo da enunciação verbal, das vozes da marca, das vozes dos seus concorrentes e, claro, de uma estratégia de comunicação rigorosa. Assim se cria um novo manual de Voz capaz de traduzir a personalidade da sua marca.

Lance uma voz de marca com a Indiz. Tudo com base num diagnóstico profundo da enunciação verbal, das vozes da marca, das vozes dos seus concorrentes e, claro, de uma estratégia de comunicação rigorosa. Assim se cria um novo manual de Voz capaz de traduzir a personalidade da sua marca.

Mudar uma marca com a ambição de mudar uma cultura corporativa. Este é um objetivo comum a muitas empresas que já recorreram à Indiz. Foram clientes com a ambição de uma mudança identitária, e não apenas visual. Tendo em conta a exigência deste tipo de pedidos, a Indiz colaborou não só com os departamentos de comunicação, mas também com os de recursos humanos. Afinal, em cima da mesa estava uma mudança corporativa radicada na linguagem.

Os diagnósticos iniciais dependeram de cada setor. O retalho necessitou de uma avaliação dos folhetos e do atendimento em lojas. Se a universidade pediu um diagnóstico a 20 sites do setor, o trabalho com a empresa pública implicou uma avaliação com base nas gravações das suas reuniões, do atendimento ao cidadão, das conversas no bar e no trabalho entre colegas. Afinal, entender a linguagem passa não só por compreender a escrita do setor, mas também a voz de quem atende o telefone, de quem interage com os clientes ao balcão e de quem reúne com um parceiro.

A Indiz analisou depois as várias instâncias de discursos, as experiências das pessoas e incluiu ainda a voz dos concorrentes. O resultado ficou bem traduzido em manuais de voz altamente personalizados, exemplos de documentos-tipo (como emails e miniguiões para interação com os clientes finais) e ações de formação para a partilha de uma nova linguagem com as várias equipas.

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