

Mude as suas lojas e escritórios, compreendendo como a linguagem dos espaços molda a forma como as pessoas compram e trabalham. A Indiz faz projetos de análise configuracional, analisa centros comerciais, lojas, escritórios e áreas urbanas. Tudo para compreender a vivência e melhorar o diálogo entre o layout e os passos dos utilizadores.
Um investidor de um centro comercial em início de obra partilha os seus planos para o novo empreendimento e lança uma pergunta pertinente à Indiz: “A futura configuração do centro comercial será linear. Queremos que seja um local onde as pessoas venham passear, comprar e passar as suas tardes de sábado e domingo. Será esta uma boa configuração para os meus objetivos?” Este foi o ponto de partida da criação de um projeto de análise configuracional.
A Indiz meteu mãos à obra e foi à procura de respostas. Como o centro comercial ainda estava em construção, testaram-se os movimentos dos clientes num shopping da concorrência, com uma configuração muito semelhante. Os passos das pessoas, os trajetos, a velocidade do andar, as práticas sociais e a relação com as montras demonstraram que aquele layout convidava a “atravessar” e não a “ocupar”. Ou seja, as preocupações do cliente eram legítimas: uma configuração linear, convida a movimentos de travessia e não à ocupação. As lojas fechadas nas extremidades do centro comercial da concorrência eram outra manifestação, preocupante, dos limites do layout.
Numa segunda fase, a Indiz analisou a planta do futuro shopping, destacou as áreas mais centrais e segregadas, apontou as zonas onde os clientes poderiam permanecer mais tempo, e deu sugestões para os corredores onde o convite para “andarem depressa” dificultava a ocupação.
Por fim, a Indiz fez uma série de recomendações com vista à permanência e ocupação prolongada dos clientes no centro comercial. O investidor seguiu as orientações e, claro, celebrou os bons resultados.
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